Últimas da Opção Fm
Daae reforça que município segue em alerta hídrico
Apesar das chuvas, mananciais ainda não estão totalmente recuperados. Decreto que prevê multa para desperdício de água segue em vigor até 07 de dezembro.
As chuvas são fundamentais para a recomposição dos mananciais que abastecem o município. No entanto, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que, tanto o Ribeirão Claro, como o rio Corumbataí, não estão totalmente recuperados e o município segue em alerta hídrico.
Com o início do período chuvoso, a divulgação diária do boletim de aviso à população sobre o rodízio foi suspensa, mas o Daae ressalta que este sistema segue em vigor.
A orientação é que o uso da água seja feito sempre de forma consciente e sem desperdícios.
De acordo com o Departamento Técnico do Daae, o município ainda está em racionamento e a pressão das bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA 1) continuam sendo controladas e reduzidas para diminuir a possibilidade de falta d’água nas torneiras.
Ainda, está prevista multa em casos de desperdício, como no uso de água para lavar calçadas e carros, além de irrigação de jardins e uso em piscinas e similares.
A validade deste decreto é até 07 de dezembro, porém, poderão ser prorrogados caso a situação ainda esteja crítica.
Ao verificar o uso inadequado ou desperdício de água, inicialmente é feita uma notificação. Constatada reincidência, será aplicada ao infrator, multa de 50 unidades fiscais do município (UFM), com valor de R$ 224,50, que será cobrado na fatura de água e esgoto do mês vigente.